Reunião Portaria de Encerramento do Exercício Financeiro 2021

Criado: Sexta, 25 de Junho de 2021, 15h49

A Pró-Reitoria de Administração (PROAD) realizou no último dia 10 de junho encontro virtual que teve como tema a Portaria nº 1566/2021 que prevê as normas e procedimentos para o  Encerramento do Exercício Financeiro de 2021 da UFPA e contou com o apoio da Diretoria de Capacitação (CAPACIT/PROGEP) e da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN).

O evento teve como objetivo dar orientações gerais quanto aos prazos e procedimentos para a execução orçamentária e financeira de 2021. Foram destacadas as orientações quanto à instrução processual para aquisição de bens e serviços referente ao exercício financeiro de 2021, a previsão orçamentária para a arrecadação de receitas de contratos e convênios, bem como os empenhos inscritos em restos a pagar não processados. Participaram do encontro os dirigentes e servidores das CPGAs das Unidades Acadêmicas e Administrativas da UFPA.

Sobre a importância da Portaria na gestão do orçamento, o Diretor de Finanças e Contabilidade da PROAD, João de França Mendes Neto destacou que “ A norma de encerramento do exercício financeiro é uma ferramenta que visa à otimização da aplicação do orçamento da Universidade Federal do Pará, observado o momento de resiliência institucional, em especial, no enfrentamento da pandemia de COVID-19 e o próprio funcionamento decorrente do quadro econômico-financeiro nacional que perpassam as Instituições Federais de Ensino Superior.”

O Coordenador do Campus Universitário de Castanhal, o Professor Bruno Lyra manifestou-se acerca do encontro “Agradeço a PROAD por oportunizar a discussão sobre o encerramento do exercício financeiro 2021, esclarecendo dúvidas quanto às normas vigentes e orientando tecnicamente as nossas ações de gestão.”

Sobre o evento, o Diretor Adjunto do Instituto de Tecnologia, o Professor Hito Braga de Moraes relatou que “Foi uma tarde rica, na qual foram muito bem apresentadas todas as datas limites de prestação de contas e pedidos para serem disponibilizados ao longo desse ano de 2021, com isso toda a comunidade universitária tomou conhecimento dos prazos essenciais para o cumprimento do exercício financeiro da Universidade, tendo sido uma realização importante e de grande aceitação por todos os presentes”.

A Portaria nº 1566/2021 encontra-se disponível na página da PROAD e pode ser acessada por meio do link: Atos_Normativos_2021/portaria_1566_2021.