Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Criado: Terça, 01 de Agosto de 2017, 19h00

A Pró-reiproadtoria de Administração desta Universidade, instituída através do Estatuto da UFPA, aprovado pela Portaria nº 452, de 30/05/1978, do Ministério da Educação, inicialmente com o objetivo de elaborar a prestação de contas anual da UFPA, efetuar a distribuição orçamentária, planejar, executar e acompanhar as atividades inerentes às áreas de finanças, bens e contratação de obras, serviços e compras da UFPA, sob a denominação de Departamento de Administração, quando passou a funcionar na gestão do primeiro Reitor Mário Braga Henriques.

Mantido no Sistema de Classificação de Cargos e aprovado pelo Decreto nº 51.360, de 24/11/1961 – DOU de 02/12/1961 sob a mesma denominação, atribuiu-se ao Departamento de Administração as seguintes Divisões: Divisão do Pessoal (atual PROGEP), Divisão de Finanças (atual Diretoria de Finanças e Contabilidade) e Divisão do Material (atual Diretoria de Compras e Serviços), todas classificadas sob o símbolo 6-C. 

A partir da Resolução nº 549/1985 – CONSAD/UFPA, foi criada a PROAD sob a denominação de “PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E COORDENAÇÃO DE ORGÃOS SUPLEMENTARES”.

Com os novos Estatuto e Regimento Geral da UFPA, a Unidade passou à denominação de PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO – PROAD.

DIRIGENTES

O cargo de Diretor do então Departamento de Administração, com símbolo de CC-5, foi criado oficialmente por meio do Decreto nº48.942, de 14/09/1960, sendo seu primeiro ocupante Wenceslau Costa, posteriormente substituído por Antonio Prince Bouez, na gestão Plano de Desenvolvimento da Unidade do Reitor José Rodrigues da Silveira Netto.

Ainda na condição de Departamento de Administração, o cargo de Diretor foi exercido pelo Contador Armênio Borges Barbosa, na Gestão do Reitor Aloysio da Costa Chaves, por Fernando do Carmo Ferreira Fraga, na gestão do Reitor Clovis Cunha da Gama Malcher; da Administradora Rosa Maria Lima de Freitas, na gestão do Reitor Aracy Amazonas Barreto.  A partir de 1981, a PROAD foi exercida pelo Engenheiro e Professor Antonio Prince Bouez, na gestão do Reitor Daniel Queima Coelho de Souza.

Nas gestões posteriores, a PROAD foi administrada pelos seguintes Pró-reitores, respectivamente: Raimundo Netuno Nobre Vollas, Suely Conceição Noronha Fraiha e Maria Elisabeth Dourado Ribeiro ( Reitor José Seixas Lourenço); Marcos Ximenes Ponte (Reitor Nilson Pinto de Oliveira); Vera Maria Bandeira Arruda e Clara Alcaim Berman (Reitor Marcos Ximenes Ponte); Luciano Sérgio Nicolau da Costa (Reitor Cristóvam Wanderley Picanço Diniz); Murilo de Souza Morhy, Iracy de Almeida Gallo e Simone Andréa Lima do Nascimento Baía (Reitor Alex Bolonha Fiuza de Mello), Edson Ortiz de Matos e Francisco Jorge Rodrigues Nogueira (Reitor Carlos Edilson de Almeida Maneschy).

O processo eleitoral para Reitor da Universidade Federal do Pará, quadriênio 2016-2020, resultou em mudanças no quadro de pessoal, sendo nomeado como Reitor o Prof. Emmanuel Zagury Tourinho e como Pró-Reitor de Administração, o Sr. João Cauby de Almeida Júnior.

registrado em:
Fim do conteúdo da página