PROAD retoma Levantamento Patrimonial da UFPA

Criado: Sexta, 23 de Setembro de 2022, 16h22

foto1

foto2A Pró-Reitoria de Administração (PROAD), por meio de sua Diretoria de Almoxarifado e Patrimônio (DAP), e em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), retomou, no dia 16 de agosto de 2022, o levantamento patrimonial da UFPA, cujo objetivo é contar fisicamente os bens móveis das unidades administrativas e acadêmicas para que se possa quantificar o inventário como um todo e ajustá-lo aos registros contábeis e ao banco de dados do Sistema Integrado de Patrimônio Administração e Contratos – SIPAC da Universidade.

foto3O Inventário dos bens permanentes da UFPA é uma ação estratégica da gestão patrimonial institucional, por isso é muito importante a colaboração e apoio de todos os gestores e servidores das unidades, principalmente, no que consiste em permitir o acesso da equipe da DAP, nos ambientes acadêmicos e administrativos, para fazer o levantamento.

Em relação a sua operacionalização, o inventário está sendo realizado por uma equipe de 12 pessoas que foram capacitadas, sendo: 10 bolsistas de extensão e 2 servidores, os quais estão realizando o levantamento devidamente identificados por crachás e coletes.

foto4Com esta iniciativa será possível ter a certeza de que os sistemas em uso na UFPA, inclusive o contábil, estão refletindo a realidade dos bens móveis da instituição, o que contribuirá para melhoria da gestão do patrimônio da Universidade.

Para o Pró-Reitor de Administração Raimundo Almeida, essa é uma ação fundamental para a Gestão Patrimonial na UFPA, pois a partir dela poderemos gerir os bens móveis da Instituição com mais clareza e segurança. Será possível apresentarmos relatórios que possibilitarão a gestão desses bens (controle físico e contábil), permitindo à Unidade avaliar se o bem ainda é útil, abrindo oportunidade para destinação a outro setor que ainda precise desse bem, além de informações necessárias sobre depreciação, que possibilitará a destinação correta dos inservíveis, programação de reparo, atualização e substituição, quando necessário, dos bens móveis ainda em uso, pelas diversas Unidades da UFPA.