UFPA inaugura novo espaço para recolhimento e armazenagem de bens inservíveis

Criado: Segunda, 17 de Outubro de 2022, 21h03

Portal 2022 33

A Universidade Federal do Pará inaugurou um novo espaço para recolher e armazenar bens inservíveis das unidades e subunidades da Universidade Federal do Pará (UFPA) que podem ser destinados a leilões, doações e descarte de forma correta. Os bens inservíveis são materiais e/ou equipamentos que tiveram a sua utilidade na prestação de serviços, mas já não servem mais ou se encontram em estado irrecuperável. Quando leiloados, há geração de receita que pode ser revestida para aquisição de bens de capital para a própria instituição.

O espaço será gerenciado pela Diretoria de Almoxarifado e Patrimônio, DAP. A DAP é uma unidade administrativa subordinada à Pró-Reitoria de Administração (Proad). As competências do setor são planejar e propor a política de recursos materiais da Universidade; planejar, executar e controlar as atividades pertinentes ao patrimônio móvel e imóvel da UFPA; programar, executar e controlar o recebimento, o armazenamento e a distribuição dos materiais adquiridos pela UFPA; realizar análise processual e distribuir processos conforme sua demanda; acompanhar e controlar o desenvolvimento das atividades das coordenadorias vinculadas e exercer outras atividades que assegurem o desempenho eficaz da Diretoria.

WhatsApp_Image_2022-10-14_at_09.56.21.jpgO espaço inaugurado assemelha-se a um galpão como lugar amplo, com boa estrutura de cobertura, iluminado, ventilado e anexo ao prédio da DAP. Ele está adaptado para receber e destinar cargas, possuindo rampa e paleteiras adequadas para tal. O fato de estar próximo à DAP possibilita a celeridade no processo de armazenagem e/ou despachos de materiais, além da adequação quanto à segurança e conservação dos bens que ainda podem converter-se em receita para a instituição ou ter utilidade para outros fins às pessoas, entidades, cooperativas que os arrematam em leilões.

Participaram da inauguração o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva; o pró-reitor de Administração, Raimundo Almeida; o diretor da DAP, Raimundo Lisboa; o pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Pastana; o diretor de Compras e Serviços, Francineuto Guedes; a diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Bárbara Troeira; a presidente da Comissão de Regularização Fundiária - CRF, Marlene Alvino; a coordenadora de Patrimônio Móvel, Adriana Bastos; a coordenadora de Patrimônio Imóvel, Kelly Alvino; o coordenador de Almoxarifado, Glauber Correa; a servidora responsável pelo recolhimento de bens inservíveis, Lidiane Cabral; bem como os(as) demais servidores(as) e estagiários(as)-bolsistas da unidade, subunidade e das pró-reitorias.

WhatsApp Image 2022 10 14 at 09.56.20A DAP já tem como missão o gerenciamento dos bens da Instituição, mas, agora, passa a contar com o espaço adequado a fim de depositá-los até que entrem em leilão. Para o diretor Raimundo Nonato, a boa conservação desses bens é de suma importância já que podem gerar recursos que retornam para a Universidade como capital a ser gerido pela administração superior, onde houver maior urgência/necessidade. Trata-se de materiais como mobiliário, equipamentos elétricos e eletrônicos, veículos, entre outros.

O pró-reitor de Administração, Raimundo Almeida, mencionou que o depósito inaugurado ajuda no avanço quanto à construção da infraestrutura necessária para a qualidade na prestação de serviços institucionais e parabenizou a equipe da DAP, que vem se modernizando quanto  à sistematização da recolha e do armazenamento de bens, bem como quanto à contratação e execução de leilões e orientações às Unidades para recolhimento e destinação de bens inservíveis, por meio de reuniões e disponibilização de cartilhas e manuais normativos para tal, disponíveis no site da Proad. “Assim, estamos cada vez mais aptos para realizar a destinação correta e responsável de nossos bens, prestando também um bom serviço, o qual se transforma em ganhos para toda a comunidade universitária”, afirmou Raimundo Almeida.

WhatsApp Image 2022 10 14 at 09.56.20 1

O reitor Emmanuel Tourinho descerrou a placa de inauguração e parabenizou os(as) servidores(as) da Unidade, agradecendo o empenho de todos(as) os(as) envolvidos(as) em mais essa conquista para a Instituição, em tempos tão difíceis para a execução orçamentária. “São avanços que demonstram nossos esforços, ainda que diante das dificuldades, para dar respostas às demandas administrativas da Universidade, que também repercutem nas conquistas de ordem acadêmica dos últimos anos”, ressaltou.

O prédio foi viabilizado com recursos da UFPA, com a execução da Prefeitura da UFPA, a fim de garantir melhor aproveitamento dos espaços e das necessidades institucionais. O galpão está localizado anexo à DAP, no Campus Básico da UFPA – Guamá, em Belém.

Para saber mais sobre a DAP e os serviços disponíveis, acesse o site.

Texto: Jéssica Souza - Ascom UFPA.

Fotos: Alexandre de Moraes