Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Logística Reversa de toners, cartuchos e unidades de imagem: UFPA coleta 2.514 peças em ação de 2023

Criado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 20h05
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Pará, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, promoveu em 2023 mais uma ação de Logística Reversa de toners, cartuchos e unidades de imagem. A iniciativa está prevista no Eixo 10 - Tema Material de Consumo, do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da UFPA e também possui como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada pela Lei Federal nº 12.305/2010.

O PLS aborda as ações da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), utilizando os 5 Rs: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que têm impactos socioambientais significativos. A boa conduta não apenas busca a destinação ambientalmente correta destes itens, mas também a sensibilização crescente de toda a comunidade universitária em torno de projetos que tenham como prioridade o respeito às questões socioambientais a partir de ações humanas comprometidas com o uso racional de quaisquer recursos naturais.

Roberta Tillman, Presidente da Comissão Gestora do PLS e Diretora da Diretoria de Contratos e Convênios da PROAD, afirma que “a instituição quando adquire um bem ou material para uma determinada função, também precisa fazer a destinação apropriada daquele material. Uma das formas encontradas é a Logística Reversa. Esta perpassa todas as etapas do produto, desde a conscientização na hora da compra até a destinação final, incluindo a relação da instituição com a empresas que vão requerer o produto, realizando o acompanhamento para saber se a empresa está de fato fazendo bom uso e destinação do material. Então a universidade vem trabalhando essa forma de conscientização da comunidade quanto aos materiais que ela adquire. Hoje, a UFPA trabalha com toner e cartucho, mas está em discussão a possibilidade de trabalhar num futuro próximo com material de escritório e pilhas e baterias. A comissão já vem fazendo articulações e conversando com empresas para concretização desses planos.”

A coleta da Logística Reversa ocorreu entre os meses de maio e agosto de 2023, coordenado pela Pró-Reitoria de Administração, por meio do Almoxarifado Central/DAP/PROAD/UFPA, em conjunto com a Comissão de Gestão de Logística Sustentável - PLS/UFPA e a Prefeitura/UFPA. No total, são previstas dez etapas que envolve a união de esforços de diversos servidores, bolsistas e colaboradores que trabalharam desde as campanhas educativas até a entrega dos materiais tratados e certificados pelo Almoxarifado Central à empresa responsável pelo recolhimento final.

 

Quadro 1 - Sequência de ações e objetivos das etapas da Logística Reversa - UFPA - 2023. 

 

A etapa de entrega do material da UFPA à empresa ocorre conforme acordos previamente estabelecidos entre as partes, pois o aceite dos itens está condicionado a uma organização física específica das peças, além da necessidade de relatórios que são indispensáveis à logística e ao controle dos procedimentos. Após os tratamentos, certificações e consolidação do relatório da UFPA, no dia 28 de setembro, os materiais foram encaminhados ao seu destino final, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) “Associação Amigos do Futuro”, cujas atividades são voltadas para educação ambiental e produção ecossustentável.

A logística reversa de 2023 coletou, no total, 2.514 peças reorganizadas e embaladas em 1.905 volumes, incluindo toners, unidades de imagens e cartuchos. Um aumento expressivo (40,76 %) em relação ao ano de 2022, cujo total foi de 1.786 peças. Também houve um crescimento da conscientização das Unidades quanto aos atendimentos de pré-requisitos, tais como a identificação correta de embalagens não originais, que atrasavam o processo de certificação, e a emissão de relatórios das Unidades que demonstraram os quantitativos e as especificações dos itens entregues pelas mesmas.

Em 2022, foram entregues 13 relatórios pelas Unidades da UFPA, representado o registro de apenas 835 peças (46,8%) de um total de 1.786 recebidas pelo Almoxarifado Central para tratamento. Já em 2023, foram apresentados 27 relatórios, que registraram 1.629 peças (64,8%) de um total de 2.514 entregues. Comparado ao ano anterior, há um aumento de 18% na proporção entre peças relatadas e entregues.

Esse número (1.629) se torna ainda mais expressivo, considerando o crescimento de itens coletados em 2023 (40,76%), registrando um aumento de 95% de peças registradas em comparação ao ano de 2022 (835). Estes dados demonstram a importância e a eficiência não apenas das campanhas educativas ou dos resultados anuais publicados, mas também do crescente interesse das Unidades da UFPA com a causa socioambiental como um todo.

 

Quadro 2 - Quantificação de relatórios entregues pelas Unidades ao Almoxarifado Central nos anos de 2022 e 2023.

 

Glauber Corrêa, Coordenador de Almoxarifado e um dos responsáveis pela coleta, ressalta a importância desse tipo de iniciativa: “a necessidade de proporcionar ações que busquem o desenvolvimento sustentável ultrapassa os muros da Universidade, estimulando cada vez mais as parcerias e os costumes que priorizem o equilíbrio entre as atividades humanas e os impactos ambientais e sociais por elas causados. Por isso, a Logística Reversa da UFPA não trata apenas da destinação sustentável de toners, cartuchos ou unidades de imagem, mas abrange uma série de debates e ações que buscam novas estratégias para a preservação dos mais diversos recursos naturais, que vão além das questões ambientais, pois a complexidade do assunto atinge outros níveis do interesse público como questões culturais, econômicas e sociais.”

Para Raimundo Almeida, Pró-Reitor de Administração, “essa ação é importante, pois possibilita a destinação adequada dos toners, cartuchos e unidades de imagens que foram utilizados na UFPA, que está em acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional, o Plano Diretor de Logística Sustentável da UFPA, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Agenda Ambiental da Organização das Nações Unidas, impactando de forma positiva nos principais objetivos do desenvolvimento sustentável.”

 

Texto: Julia Ladeira e Glauber Corrêa

Revisão: Glauber Corrêa e Franciane Silva

Imagens: PROAD/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página