Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Reunião de Socialização da PROAD

Criado: Quarta, 06 de Agosto de 2025, 12h31
imagem sem descrição.

A Pró-Reitoria de Administração (PROAD) realizou no dia 16 de junho de 2025, a reunião de socialização da PROAD com o tema: Boas Práticas de Segurança, Orientação de uso de Tecnologia da Informação e Utilização de Inteligência Artificial na PROAD.

Esta ação faz parte das iniciativas táticas do Plano de Desenvolvimento da PROAD (PDU/PROAD), cujo objetivo geral é “Promover reuniões com a participação de todos os servidores da PROAD, onde cada subunidade fará apresentação de assuntos pertinentes a sua área de trabalho, visando garantir um bom relacionamento e alinhamento entre as subunidades e seus colaboradores”. A temática escolhida pela Pró-Reitoria está alinhada com o compromisso de capacitar os servidores dentro das tendências do mercado, e a subunidade responsável pela ação é a Secretaria Executiva da PROAD. 

O encontro foi dividido em três momentos principais: No primeiro foi abordado o uso da Inteligência Artificial (IA). Foram apresentados exemplos práticos de como ferramentas de IA podem auxiliar nas rotinas administrativas, além de alertar que, em algumas situações, as informações geradas por essas tecnologias podem ser falsas ou inexistentes. A palestra foi ministrado pelo Professor Filipe Saraiva, da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento (SIND) ele destacou a importância do uso ético e consciente dessas ferramentas.

A segunda parte foi ministrada pelo Técnico de Tecnologia da Informação Luan Ribeiro Silva, servidor da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), que falou sobre Segurança da Informação, com orientações práticas sobre proteção de dados, criação de senhas seguras e cuidados com links e e-mails suspeitos. Também foi ressaltado que os servidores devem separar o uso pessoal do uso profissional, evitando o acúmulo de arquivos e atividades pessoais na memória dos dispositivos de trabalho, o que pode comprometer o desempenho e a segurança das informações institucionais.

Por fim, na última parte, foi discutido o uso da internet na universidade, que está disponível em todos os campi da Universidade Federal do Pará (UFPA). Marco Aurélio Capela, Diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), alertou sobre a importância do uso consciente da rede institucional, apontando que práticas inadequadas podem impactar negativamente o desempenho dos dispositivos utilizados em ambientes de trabalho.

Luan  Ribeiro da Silva, técnico em TI da PROAD afirmou que “hoje em dia, Segurança da Informação deixou de ser função apenas do Setor de Tecnologia. Ela se tornou algo a ser amplamente compartilhada, e exige a atenção de todos os colaboradores, pois muitos riscos podem ser evitados com atitudes simples, desde um bloqueio de tela do computador ao sair da sala, como não clicar em qualquer link que você receba, muitos menos usar itens de cunho pessoal em equipamentos de trabalho. A maioria dos ataques exploram justamente essas fragilidades: As distrações e falta de conhecimento técnico dos usuários. Como profissional de TI, sustento que é essencial que todos entendam o valor de suas ações no meio digital. Quando o colaborador compreende tais riscos e sabe como deve agir, ele deixa de ser um elo fraco e passa a ser um agente de proteção na Instituição”.

Para Mônica Figueiredo, Secretária Executiva da PROAD e responsável pela ação, afirma que “quando realizamos ações específicas de capacitação dos servidores da PROAD, reafirmamos o compromisso de alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPA, mais especificamente o objetivo estratégico de melhorar e fortalecer a governança dos processos internos”.

 

Texto: Elane Silva

Revisão: Mônica Figueiredo

registrado em:
Fim do conteúdo da página