Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Plano de Contratação Anual - PCA 2027 UFPA

Criado: Quinta, 29 de Janeiro de 2026, 19h27
imagem sem descrição.

A Pró-Reitoria de Administração, por meio da Diretoria de Compras e Serviços, iniciará no próximo dia 02/02, o levantamento das demandas para as contratações a serem executadas no exercício do ano de 2027. Trata-se do Plano de Contratações Anual – PCA.

O levantamento de necessidades para o PCA-2027 será realizado exclusivamente durante o primeiro semestre junto às unidades da UFPA. Serão levantadas as demandas relacionadas aos itens de uso geral (agenda de compras) e itens específicos.

Todas as necessidades de contratação deverão estar alinhadas ao PGO 2025 e aos objetivos estratégicos da universidade (PDI 2016-2025), que teve sua vigência prorrogada até julho de 2026, conforme resolução CONSUN nº 904, de 15 de dezembro de 2025). Essa medida busca, além de obedecer ao que está disposto no Decreto 10.947/2022, a racionalização das contratações da universidade, a fim de minimizar gastos, sem comprometer os padrões de qualidade dos bens, serviços e obras que se pretende contratar.

Será disponibilizada, no site do PCA, a planilha de cada unidade, onde constarão os itens de uso geral (itens da agenda de compras) pré-preenchidos, sendo necessário apenas indicar a quantidade estimada a ser contratada em 2027 e os itens de uso específico, ou seja, bens, serviços e obras necessários para atender às atividades específicas de uma determinada unidade. Nessa planilha, todos os campos deverão ser preenchidos.

Importante destacar que na planilha dos itens específicos, não deverão ser levantados os Bens de capital (materiais permanentes), os itens gerais da agenda de compras, LABINFRA e demais projetos e programas. Estes itens serão incluídos durante a execução do Plano de Contratações 2027, conforme o surgimento da demanda e a previsão para tipo de recurso, a partir das orientações disponíveis pelo setor de contratações.

Para garantir um planejamento assertivo no PCA 2027, é imprescindível que as unidades requisitantes revisem os itens que foram solicitados via processo de “Inclusão de Demanda no PCA” durante a execução do plano vigente, pois, caso sejam consideradas como necessidades recorrentes para o funcionamento da unidade, elas devem ser previstas e lançadas diretamente na planilha de elaboração do PCA 2027. Essa medida assegura que o novo plano reflita a real expectativa anual de execução, diminua o número de inclusões de demandas não planejadas e garanta a conformidade com a legislação vigente.

As demandas deverão ser consolidadas em um único documento e devolvidas à Coordenadoria de Serviços/DCS/PROAD (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.), de acordo com o cronograma abaixo:

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página