Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso de Capacitação SIPAC promove a interação dos setores administrativos da UFPA

  • Criado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 19h00

Aprender sobre os fluxos administrativos da UFPA, trocar experiências, compartilhar sugestões e apresentar as funcionalidades dos novos módulos do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). Tudo isso compôs o Curso de Capacitação promovido no período 19 a 23 de fevereiro pela Pró-Reitoria de Administração (Proad), a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal (Progep), além do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), em parceria com o Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2).

Foto 01 SIPAC ReitorNa abertura, no dia 19, estiveram presentes o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o pró-reitor de Administração, João Cauby de Almeida Júnior; e a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Raquel Trindade Borges. Os representantes da Universidade destacaram a importância desse momento de transição de sistemas de informação na UFPA para a melhoria dos fluxos de gestão da Universidade. “Esse processo de construção é baseado em alguns princípios que temos tentado seguir. Um deles é dar maior transparência aos atos da gestão. Outro ganho muito importante é a descentralização, ou seja, na medida em que tornamos esses sistemas mais aptos a responder a cada uma das necessidades dos vários setores da Universidade, as Unidades começam a ter maior autonomia e governança sobre os processos de gestão do seu dia a dia. E com isso, nós também melhoramos muito tanto a gestão como o próprio relacionamento entre os vários setores da Instituição”, declarou o Reitor.

Foto 02 SIPAC Ernani SalesO Curso foi ministrado por Ernani de Oliveira Sales, coordenador de Sistemas de Informação do CTIC. Ao longo das apresentações sobre o SIPAC, diretores e servidores da Proad e da Proplan também explicaram conceitos e fluxos administrativos fundamentais para a compreensão não só do uso do Sistema como dos processos na Instituição. A coordenadora de Planejamento Orçamentário da Proplan, Cristina Yoshino, reforçou a importância do planejamento e mostrou quais instrumentos nacionais e institucionais são utilizados atualmente para a configuração do orçamento das Universidades e, no caso da UFPA, das Unidades.

Foto 04 SIPAC Jorge NogueiraO assessor da Proad, Jorge Nogueira, partir da sua experiência de mais de 30 anos na UFPA, apresentou o histórico dos diferentes sistemas que foram implementados na Universidade, desde a tecnologia de cartões perfurados dos computadores IBM 1130, em 1972, até a compra do Sistema Integrado de Gestão (SIG) em 2009, incluindo o SIPAC (Veja a Linha do Tempo dos Sistemas Administrativos da UFPA). O diretor do CTIC, Marco Aurélio Capela, relatou o processo de implementação dos módulos do SIG, destacando o trabalho integrado das Pró-Reitorias.

  Foto 05 SIPAC Francineuto GuedesO diretor de Compras e Serviços da Proad, Francineuto Oliveira, ao apresentar a dinâmica dos processos de compras, ressaltou o papel de cada um para os passos que a Instituição está dando em direção ao aperfeiçoamento de seus processos. “É preciso que tenhamos consciência do nosso papel como atividade meio. Quando a gente compra papel, caneta, computador, a gente não está simplesmente fazendo uma compra, mas dando melhores condições para aquele aluno que está lá na sala de aula ou para o professor que faz Pesquisa, Ensino e Extensão. Então, essa deve ser a nossa consciência não só como servidores, mas também como cidadãos”, enfatizou.

 Foto 06 SIPAC Laura LobatoA diretora de Almoxarifado e Patrimônio, Laura Lobato; o diretor de Finanças e Contabilidade, Daniel Serique Júnior; e o diretor de Contratos e Convênios, Mauro Veloso,  também apresentaram suas equipes e explicaram os processos que coordenam e que passarão a ser administrados nos novos módulos do SIPAC.

Mais de 200 pessoas de diversas unidades da UFPA participaram do treinamento. O curso teve como dinâmica a apresentação do conteúdo por módulo do Sistema. Ao final de cada módulo, abria-se para os participantes tirarem dúvidas e oferecerem contribuições para melhorias no Sistema e nos fluxos administrativos. Foi uma oportunidade também de reunir os setores de gestão e administração da UFPA, possibilitando maior diálogo entre os servidores.

Foto 10 SIPAC Perguntas no Auditorio 2Para Márcia Santos, do Campus de Castanhal, mais do que aperfeiçoar os fluxos administrativos, o SIPAC representa uma oportunidade para oferecer um melhor serviço à sociedade. “Talvez o capital mais importante da Universidade seria o capital humano, então nós entendemos que o nosso papel é fundamental para que nós possamos atender a comunidade universitária e fazer uma gestão competente. Então, a gente se sente muito gratificado e, com certeza, vamos aproveitar muito bem, levando para o interior as funcionalidades do Sistema de maneira disciplinada, colaborativa”, afirmou a servidora técnico-administrativa.

Já a docente Janice Muriel da Cunha, do Instituto de Estudos Costeiros de Bragança, reforça a importância do trabalho colaborativo. “Considero que esse curso é importante por vários motivos. O primeiro é a integração dos gestores da Universidade, a integração dos servidores que compõem a Instituição, em nome de uma atualização de um Sistema que é fundamental para a Universidade desenvolver suas ações estratégicas, com uma agilidade maior. Então, o Curso oferece a oportunidade de a gente conhecer não só as novidades que o SIPAC traz para o docente gestor, mas também para os outros colegas, que desenvolvem as outras atividades nesse Sistema”.

Foto 11 SIPAC Gilmar PereiraNo encerramento do Curso, com a presença do reitor em Exercício da UFPA, professor Gilmar Pereira da Silva, e dos pró-reitores Raquel Borges e João Cauby, os gestores reforçaram a importância do Curso como um momento de envolvimento da comunidade universitária para, de forma coletiva, dar um passo importante rumo à descentralização da gestão orçamentária e financeira da Instituição. Gilmar Pereira declarou: “Pensar a gestão da nossa Universidade de forma coletiva é muito positivo. As coisas dão certo na Universidade, com todos os desafios, porque todos nós, de uma certa maneira, somos apaixonados por isso tudo. Mesmo com as dificuldades, a gente é envolvido e, ao mesmo tempo, envolvente. Cada um de nós, no seu lugar, no seu espaço, tem um fascínio muito grande por essa instituição”.

Foto 13 SIPAC Joao CaubyPara João Cauby: “Não se faz inovação, não se implanta sistema sem pessoas. E nós queríamos compartilhar esse momento com cada um de vocês, essa foi a proposta inovadora: não aprendermos primeiro, mas aprendermos junto com vocês”. Já para Raquel Borges: “São esses momentos que a gente leva de aprendizado, de ver a nossa Instituição crescer, e nós crescermos junto com ela. Que esses momentos se repitam muitas vezes”.

As permissões solicitadas pelas Unidades para uso do SIPAC estarão disponíveis a partir do dia 12 de março. Em breve, será aberto um ambiente de treinamento para que os participantes do Curso possam acessar e testar as funcionalidades. As orientações de acesso serão enviadas por e-mail. Serão disponibilizados também materiais de apoio na sala do SIPAC na Plataforma Moodle.

Foto 14 SIPAC Apresentacao musicalAo final, servidores e colaboradores participantes da capacitação encerraram o encontro com uma apresentação musical, com canções da Música Popular Brasileira e Paraense.

Sobre o Sistema - O SIPAC é parte do Sistema Integrado de Gestão (SIG), assim como o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), e já é utilizado na UFPA desde 2013 com seus módulos de protocolo, contratos e convênios. Em 2017, os módulos de orçamento, compras (materiais e serviços), registro de preços, almoxarifado e patrimônio começaram a ser implantados e passarão a ser utilizados em 2018. 
Conheça mais sobre o Sistema e os benefícios da implementação dos novos módulos.

Texto e fotos: Divulgação / Proad

registrado em:
Fim do conteúdo da página