Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PROAD realiza ação de ginástica laboral e blitz postural

Criado: Segunda, 24 de Julho de 2023, 16h21
imagem sem descrição.

Como parte das Ações de Qualidade de Vida no Trabalho previstas no Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU), a Pró-Reitoria de Administração (PROAD), em parceria com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão Pessoal (PROGEP), realizou, entre os meses de abril e junho de 2023, a ação Incorpore Fisioterapia Laboral. A iniciativa promoveu serviços de Ginástica Laboral e Blitz Postural aos funcionários da PROAD, sob supervisão de Luzielma Glória, fisioterapeuta especialista profissional em Fisioterapia do Trabalho e mestre em Saúde na Amazônia. 

Ao todo, a ação promoveu 14 visitas à PROAD. Para as atividades de Ginástica Laboral foram realizados atendimentos coletivos, que contaram com a participação de 275 pessoas, incluindo servidores, bolsistas e terceirizados. Já a blitz postural ocorreu em formato de atendimento individualizado nas estações de trabalho, somando 91 atendimentos. De acordo com Luzielma Glória: “Ao longo das nossas visitas, os servidores da PROAD foram participativos, mostrando uma expressiva adesão na ação, o que é gratificante”. 

Durante os atendimentos da Blitz Postural foram prestadas orientações sobre a importância das mudanças posturais e pausas regulares, assim como da respiração diafragmática, visando diminuir a ocorrência de dores na cervical e na região lombar, além de aliviar a tensão muscular. Quanto a Ginástica Laboral, a orientação feita pelos profissionais é de que seja realizada uma ou duas vezes durante a semana, por um período de 15 minutos e de forma coletiva, com objetivo de quebrar a rotina do trabalho e prevenir o surgimento de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT), além de promover momentos de integração entre as equipes e hábitos de rotina ativa e saudável. 

“A iniciativa proporcionou, além da interação entre os colegas, um momento relaxante em que foi possível adquirir conhecimentos que poderão ser aplicados no dia a dia para melhorar a qualidade das horas no ambiente laboral. As profissionais também tiraram dúvidas acerca da postura, com exemplos práticos, esclarecendo sobre as consequências de não prestar atenção a essas questões”, afirmou a servidora Kascilene Penha, lotada na Diretoria de Contratos e Convênios (DCC).  

O Diretor de Finanças e Contabilidade, João Neto, ressaltou a relevância da iniciativa: “Esta ação é de grande importância e extremamente necessária por justamente tratar do cuidado do nosso maior patrimônio, a nossa equipe de trabalho, que por sua vez demonstrou que abraçou a ideia, pois tivemos uma participação expressiva, o que evidencia a preocupação com o bem-estar e salubridade do nosso corpo laboral.” 

Texto: Julia Ladeira 

Revisão: Jackeline Nakata 

Fotos: PROAD/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página