Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Liderança Feminina: Entrevista com Adrianne Brito, Contadora Geral da UFPA

Criado: Sexta, 08 de Março de 2024, 13h31
imagem sem descrição.

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Pró-Reitoria de Administração (PROAD/UFPA) destaca a importância da liderança feminina no serviço público. Segundo um estudo de 2023 do Observatório de Pessoal do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, as mulheres ocupavam apenas 26% dos cargos de direção até 2019. Em 2023, esse número subiu para 33%. Apesar do avanço, ainda há um longo caminho a percorrer em direção à equidade de gênero, tanto no mercado de trabalho em geral, quanto no serviço público. 

É essencial que a participação feminina em cargos de liderança continue a crescer, considerando que mulheres representam quase metade da força de trabalho no serviço público, de acordo com o Ministério. Na PROAD, destacamos a liderança feminina da Contadoria Geral da UFPA, que é responsável pelo acompanhamento, análise, conciliação e regularização das contas contábeis dos balanços da universidade. O setor é liderado pela Contadora Geral Adrianne Brito, e possui uma equipe formada principalmente por mulheres. 

Em entrevista, a servidora abordou diversos temas relevantes, incluindo sua jornada dentro da universidade, sua experiência em cargos de liderança e os desafios do cargo. Ela atua na UFPA há 12 anos e, ao longo desse período, trabalhou em algumas subunidades da Diretoria de Finanças e Contabilidade – DFC antes de se tornar gestora da Contadoria Geral, que é vinculada à DFC. 

“Avalio que a atual formação da Contadoria Geral é um exemplo que reforça o protagonismo e a visibilidade feminina. Afinal, estamos falando de uma área técnica, cujo perfil de atuação geralmente não se atribui ao papel feminino, ainda por um contexto de estereótipo de gênero”, afirma a servidora. 

Para Adrianne, um dos maiores desafios da liderança é: “estabelecer uma relação de confiança com a equipe de trabalho e demais colegas e fomentar a construção de um ambiente de trabalho colaborativo e acolhedor.” 

A servidora também compartilhou uma orientação valiosa para as mulheres que aspiram a cargos de liderança: “busquem desenvolver a autoimagem e a autoconfiança em suas habilidades profissionais, essas ferramentas são essenciais para superar adversidades e garantir que a atuação profissional da mulher não seja limitada", destaca a contadora.  

O Pró-Reitor de Administração, Raimundo Almeida, salienta que a representatividade das mulheres atuando como líderes, principalmente ocupando os cargos de chefia é fundamental para o alcance dos objetivos institucionais.

“Na Proad, 60% das chefias são ocupadas por mulheres (Diretora, Contadora Geral, Gerência Orçamentária e Financeira, Coordenadoras, Assessora e Secretárias Executivas) e, de uma forma geral, do quadro de pessoas que desenvolvem suas atividades na PROAD, 55% são mulheres. As mulheres têm se destacado profissionalmente, além de conhecimento e habilidades, são proativas, colaborativas e empáticas, possuindo todas as competências necessárias para atuar em todos os níveis das organizações e ocupar todos os espaços que desejarem. Para tanto, precisa haver uma melhor compreensão da sociedade, do governo e das organizações públicas e privadas, pois na conjuntura atual, nas empresas públicas e privadas, os homens ainda são maioria nos cargos de chefia”, ressalta o Pró-Reitor.

registrado em:
Fim do conteúdo da página