Página inicial > Últimas Notícias > 1° Reunião 2022 do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das IFES foi sediada na UFPA

Criado: Segunda, 11 de Abril de 2022, 16h56 | Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2022, 16h56 | Última atualização em Segunda, 18 de Abril de 2022, 18h01
imagem sem descrição.

Os pró-reitores de Planejamento e Administração de todas as regiões do país estiveram reunidos nos dias 6, 7 e 8 de abril, no Centro de Eventos Benedito Nunes, para o Primeiro Encontro Anual do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das IFES (Forplad). O fórum tem caráter permanente e reúne os pró-reitores de Planejamento, de Administração e ocupantes de cargos equivalentes dessas instituições com o intuito de: a) estudar e propor soluções para os problemas relacionados com as áreas de planejamento e administração das IFES; b) promover o intercâmbio entre as IFES de temas de interesses do fórum; c) consolidar e divulgar documentos junto às IFES e d) assessorar os dirigentes das IFES e encaminhar propostas aprovadas pelo plenário à Andifes.

06.04.2022 FORPLAD 2022 Foto Alexandre de Moraes 4Belém recebeu, pela segunda vez, o Fórum na Universidade Federal do Pará, evento coordenado e organizado por uma comissão integrada de servidores da Pró-Reitoria de Administração (Proad) e da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) designados pela Portaria nº 1/2022 – Proad/Proplan (acesse aqui). Também foi muito importante para a realização do fórum a parceria com outras unidades da Universidade: Ascom, Nitae, Progep, Proex, bem como com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

No primeiro dia, 6 de abril, ocorreu a abertura do evento com a apresentação institucional da UFPA feita pelo reitor, Emmanuel Zagury Tourinho, expondo a estrutura e os principais programas e resultados da Universidade para os participantes do fórum. Ainda no primeiro dia, ocorreu a palestra do professor José Raimundo Barreto Trindade sobre a Conjuntura Política, Fiscal e Econômica para o ano de 2022.

06.04.2022 FORPLAD 2022 Foto Alexandre de Moraes 86Segundo a pró-reitora de Planejamento da UFPA, Cristina Yoshino, “o Forplad alcançou os objetivos propostos, com discussões sobre o cenário econômico, social e político para o ano de 2022, os impactos e desafios para o retorno das atividades totalmente presenciais, situação orçamentária das IFES e do MEC, bem como apresentações importantes sobre o Tranformagov e as alterações procedimentais e de legislação acerca da nova Lei de Licitações. Outro aspecto importante do fórum foram os momentos de discussão e planejamento das comissões que compõem o Forplad”.

No dia 7, segundo dia, o evento recebeu o subsecretário de Planejamento e Orçamento do MEC, Adalton Matos, que abordou o orçamento das IFES. Ainda pela parte da manhã, o palestrante Leonardo Prudente, gerente-geral do  Transformagov, apresentou o Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov). Na parte da tarde, ocorreram dois momentos. No primeiro, houve debate sobre o retorno presencial das atividades acadêmicas com representantes do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das IFES (Cograd); do Colégio de Pró-Reitores de Extensão das IFES (COEX) e do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das IFES (Copropi). No segundo momento, ocorreram os Relatos das Comissões de Modelos, de Administração e de Planejamento do Forplad por meio dos respectivos coordenadores e vice-coordenadores de cada comissão.

WhatsApp Image 2022 04 12 at 09.33.59

No último dia, 8, sexta-feira, o fórum abordou 2 temas relacionados com a área de contratação: a nova Lei de Licitação, com a palestra de Andrea Ache (coordenadora-geral de Normas, secretária de Gestão); e o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações/PCA, com a palestra de Vanessa Moreira Ventura (coordenadora de Projetos/Seges).

Para o pró-reitor de Administração, Raimundo Almeida, “a 1ª Reunião Ordinária do Forplad de 2022 na UFPA foi muito positiva, tivemos discussão e debates sobre temas importantes para a gestão da IFES. Foi aprovado um documento que será encaminhado à Andifes, o qual trata das questões relacionadas aos reajustes de preços realizados nas despesas de custeio para o ano de 2022, que impactam diretamente os contratos e principais custos das IFES. A reunião também foi um momento de reencontro, de forma presencial, dos pró-reitores de Planejamento e Administração, após um longo período de impossibilidade de reuniões nesse formato, em decorrência da pandemia da covid-19. Os participantes avaliaram, de forma muito positiva, o evento e o campus da UFPA.

Ao final da manhã, o evento foi encerrado oficialmente pelo coordenador nacional do Forplad, Franklin Matos Silva Júnior, e pelos respectivos coordenadores regionais. O pró-reitor Franklin Júnior ressaltou a importância do fórum para a troca de experiência e para o debate de temas importantes. Agradeceu aos participantes pelo envolvimento nos três dias do fórum e agradeceu ainda aos coordenadores locais do evento pela organização do encontro, pois foi um grande desafio, tendo em vista o curto tempo para a sua realização.

A programação completa do evento está disponível aqui. O fórum foi transmitido ao vivo no canal do Forplad no YouTube conforme gravações abaixo:

Transmissão do dia 06/04/2022.(tarde).
Transmissão do dia 07/04/2022 (manhã).
Transmissão do dia 07/04/2022 (tarde).
Transmissão do dia 08/04/2022. (manhã).

Texto: Divulgação Proplan

Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA e Divulgação Proplan