PROAD realiza curso de Técnicas de Liderança para Gestores(as)
A Pró-Reitoria de Administração (PROAD), por meio de sua Secretaria Executiva, realizou, neste mês de junho, a capacitação “Técnicas de Liderança para Gestores(as)”. O curso foi ministrado pelo Prof. Dr. Thiago Dias Costa (IFCH/FAPSI) e se destinou aos servidores e servidoras da PROAD que ocupam cargos de gestão. Também contou com o apoio técnico e pedagógico da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT/PROGEP).
A iniciativa faz parte de uma ação tática prevista no Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU), em alinhamento ao Objetivo Estratégico PDI 2016-2025 UFPA: Valorizar Servidores com foco em resultado (Gestão de Pessoas). O objetivo do curso é fortalecer competências necessárias para planejamento, execução e controle de atividades e gerenciamento das equipes, para promover melhorias nos processos administrativos e desempenho da PROAD, por meio do aprimoramento dos conhecimentos sobre liderança, trabalho em equipe e construção das relações dentro das equipes.
Durante o curso, o Prof. Thiago Costa realizou dinâmicas em grupo para trabalhar técnicas de definição de metas factíveis para equipes, assim como conceitos de liderança e gestão. Também pautou a importância de estimar o tempo por tarefas para atingir metas e distribuir atividades de acordo com o perfil do servidor.
Para Robson Rodney, Coordenador de Serviços da PROAD, “ter participado do curso foi de suma importância para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias a boa execução das minhas atividades como gestor. Durante o curso foram apresentadas diversas ferramentas e técnicas que nos ajudarão na condução da equipe e no alcance dos nossos objetivos”, ressaltou o coordenador.
Em suas considerações sobre a capacitação, o Pró-Reitor de Administração, Raimundo Almeida, salientou que “o curso foi muito proveitoso, pois possibilitou o contato dos gestores da PROAD com técnicas e estratégias para gerenciamento de equipes, como análise do perfil de cada servidor. Isso possibilita a delegação de projetos e atividades de acordo com perfis que possuem maior aderência a cada ação desenvolvida”, afirmou Raimundo.
Texto: Julia Ladeira e Mônica Figueiredo - PROAD/UFPA
Revisão: Mônica Figueiredo e Raimundo Almeida - PROAD/UFPA
Fotos: Divulgação
Redes Sociais