Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PROAD realiza Reunião de Avaliação Tática
Início do conteúdo da página

PROAD realiza Reunião de Avaliação Tática

Criado: Terça, 12 de Setembro de 2023, 16h26 | Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2023, 16h26 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2023, 16h33
imagem sem descrição.

A Pró-reitoria de Administração (PROAD) realizou, no dia 22 de agosto, a Reunião de Avaliação Tática (RAT) para apresentar o andamento das Ações Táticas previstas no Plano de Desenvolvimento da Unidade 2022-2025 (PDU) e os resultados do primeiro semestre de 2023 da PROAD. O encontro contou com a participação dos(as) servidores(as) da unidade e foi presidido pelo Pró-Reitor de Administração, Raimundo Almeida.  

A RAT é uma ferramenta de gestão utilizada na avaliação e monitoramento do PDU e consiste em um momento importante não só para a apresentação dos resultados obtidos em um determinado período, como também para promover integração e espaço de diálogo entre os(as) servidores(as) da PROAD, que se reúnem e discutem a eficiência das ações a partir dos dados e questões apresentadas. A reunião permite que novos planos de ação sejam traçados para aperfeiçoar o desempenho no alcance das metas da unidade. 

Uma das metas alcançadas em 2023 até o momento é a realização de práticas de sustentabilidade de acordo com o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS). A meta consistia em realizar ao menos dois eventos de sensibilização e educação ambiental. A PROAD cumpriu a meta ao realizar a palestra com tema “Orientações sobre o Plano de Logística Sustentável da UFPA” e o “Seminário de Meio Ambiente”, e ainda promoveu políticas institucionais de conscientização de compras alinhadas a práticas sustentáveis e melhor planejamento nas contratações da unidade. 

Também ganharam destaque as ações de qualidade de vida no trabalho, previstas no PDU. A ação tática previa que a PROAD realizasse ao menos duas ações, entre programas, projetos e ações de qualidade de vida. Logo no primeiro semestre, foram realizadas sete atividades no total. Entre elas, estão: atendimentos com nutricionista e fonoaudióloga, para realização de orientações sobre o bem-estar dos trabalhadores, e também exercícios de blitz postural e ginástica laboral, além de eventos sociais em datas comemorativas, que favorecem a integração das equipes. 

Jorge Nogueira, Assessor da PROAD e o responsável pelo acompanhamento do PDU na Pró-reitoria, ressalta que “na reunião foi verificado se as ações do PDU estavam trazendo benefícios para o desempenho da PROAD e tivemos a oportunidade de analisar o nosso planejamento, além de fazer algumas correções e adequações. Estamos muito otimistas em relação aos resultados que as ações do PDU 2022-2025 da PROAD possam trazer para o crescimento em todas as áreas de atuação da UFPA”. 

O Pró-reitor de Administração, Raimundo Almeida, afirma que a RAT é uma importante ferramenta de gestão: “A partir da análise dos resultados das iniciativas previstas no Plano, temos subsídios para tomada de decisão, seja de manter o curso das ações ou ajustá-las para que estejam alinhadas com que o ambiente demanda no momento. A RAT contribui também com o fortalecimento da cultura do planejamento na UFPA”. 

Em relação aos resultados do primeiro semestre, o Pró-reitor explica: “Os resultados apresentados mostram que a implementação do PDU da PROAD está acontecendo e as iniciativas propostas estão gerando os impactos esperados. A partir dessa RAT vamos realizar alguns ajustes no plano, como desmembramento de ações, criação de novos indicadores e atribuição de novos coordenadores para algumas iniciativas. Temos ações importantes acontecendo na área de mapeamento de processos, capacitação sobre a nova lei de licitações e execução orçamentária e financeira. Temos desafios sobre infraestrutura, pessoal, dentre outras”. 

 

Texto: Julia Ladeira

Revisão: Mônica Figueiredo

Fotos: PROAD/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página