Página inicial > Últimas Notícias > Novos módulos do SIPAC irão contribuir para melhorar a gestão administrativa na UFPA

Criado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 19h03 | Publicado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 19h03 | Última atualização em Quarta, 04 de Novembro de 2020, 18h39

Agilidade, integração e transparência são componentes fundamentais na rotina administrativa de uma instituição pública. Com o objetivo de descentralizar sua gestão orçamentária e financeira, a Universidade Federal do Pará (UFPA) implantará novos módulos do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). A proposta é que as Unidades orçamentárias (Campi, Núcleos, Institutos e Órgãos Suplementares) tenham maior autonomia no controle e na execução de seus recursos.
Para apresentar as funcionalidades dos módulos de orçamento, compras, serviços, almoxarifado e patrimônio, será realizado um Curso de Capacitação, de 19 a 23 de fevereiro, das 8h às 12h e 14h às 18h, no Auditório do Prédio de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC). O treinamento é voltado aos(às) dirigentes e servidores(as) que atuam nas áreas administrativas das Unidades e é resultado da parceria entre a Pró-Reitoria de Administração (PROAD), a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN) e a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal (PROGEP), além do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), setores responsáveis por esse processo de implementação.
Além da capacitação para o uso do Sistema, o Curso visa reunir e envolver os(as) diferentes agentes que formam o corpo gestor da Universidade, para que a Instituição possa otimizar seus processos administrativos. Assista ao vídeo e saiba mais sobre a proposta da implantação do SIPAC e a importância de um esforço coletivo para esse momento de transição.

IMAGEM EMMANUEL TOURINHOO engajamento dos setores administrativos visa também exercitar um modelo de gestão descentralizado, mais integrado e compartilhado, como previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (2016-2025). Esse é um meio para alcançar melhores resultados no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, como é destacado no vídeo a seguir.

O Curso de Capacitação será uma das primeiras ações de orientação aos(às) servidores(as) sobre os principais processos que funcionarão no SIPAC a partir do final do mês de fevereiro. Mais de 200 pessoas estão inscritas para participar do treinamento. Além do Curso, a PROAD e a PROPLAN oferecerão suporte por e-mail e telefone para dúvidas acerca dos fluxos e o CTIC disponibilizará um plantão de dúvidas presencial e virtual para questões técnicas relacionadas ao funcionamento do Sistema. No vídeo, veja a importância da capacitação e da adesão dos(as) servidores(as).

IMAGEM RAQUELBORGESSobre o Sistema - O SIPAC é um componente do Sistema Integrado de Gestão (SIG), desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e adquirido pela UFPA em 2009. Também compõem o SIG alguns sistemas já em funcionamento na Universidade, como o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), além dos módulos de protocolo, contratos e convênios do SIPAC.

Uma das principais funcionalidades dos novos módulos administrativos é a possibilidade de visualização, em tempo real, de extratos de movimentações financeiras e de saldos discriminados por programa de trabalho (PTRES), fonte de recurso, código de plano interno (PI) e natureza de despesa. Além de acompanhar e controlar seus orçamentos, os dirigentes das Unidades poderão emitir relatórios com dados mais seguros para tomadas de decisões.

IMAGEM JOAO CAUBY JUNIORAs requisições de compras, serviços, suprimento de fundos, auxílio financeiro ao estudante, entre outras, poderão ser cadastradas no SIPAC, que gerará automaticamente um número de processo. Ainda será necessário gerar e protocolar a documentação física, como ocorre atualmente. Porém, todo o acompanhamento da tramitação e a solução de pendências acontecerá de forma virtual, agilizando os processos. A ideia é que, gradualmente, alguns processos tramitem apenas via Sistema, dispensando a cópia impressa.

Outra funcionalidade do SIPAC é a integração com outras plataformas de gestão do Governo Federal, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG), o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) e o Comprasnet. Com isso, o Sistema fornecerá informações organizadas, integradas e atualizadas.

Infográficos:

INFOGRAFICO LINHA DO TEMPO menor INFOGRAFICO CONHECA O SISTEMA menor INFOGRAFICO FLUXO GERAL DE REQUISICOES menor INFOGRAFICO ROTINA DOS USUARIOS menor INFOGRAFICO BENEFICIOS DO SIPAC menor
 Histórico Visão Fluxo Rotina Benefícios
INFOGRAFICO PAPEL DOS SETORES NA GESTAO menor